Criatividade e dedicação: Parceria escola-aluno é fortalecida através da educação socioemocional

Professores são agentes essenciais de mudança nesta iniciativa

Por Wanessa França – Jornalista

Dedicação, criatividade e ação, essas são algumas palavras que descrevem o trabalho do professor Lucas Menezes, funcionário da Escola Estadual Dep. Rubens Canuto, localizada no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. À frente das matérias de língua portuguesa e oficina de português, Lucas também tem aplicado – com muito entusiasmo – a educação socioemocional na instituição, matéria e metodologia implementada no início de 2024, através do Programa Coração de Estudante*.

Professores da E.E. Dep. Rubens Canuto junto à consultora pedagógica da HUG Education

Contando com aproximadamente 17 turmas do Fundamental II e 707 alunos, a instituição está situada em uma região que lida com distintas questões de vulnerabilidade social. Por esse motivo, buscando acolher os estudantes, na última sexta-feira (7), o professor, junto ao corpo docente da escola, realizou uma ação para a aplicação do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), sendo uma ferramenta que busca entender o desempenho e o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais dos discentes.

Mesmo se deparando com as dificuldades, incluindo a grande quantidade estudantes, poucos recursos tecnológicos e os dilemas pessoais de cada adolescente, a equipe de professores da escola reuniu esforços e deram andamento à iniciativa. Assim, incentivados pelos docentes, os adolescentes realizaram os testes, recebendo como “recompensa” um abraço caloroso e um doce.  Apesar de ser algo simples e simbólico, o professor Lucas afirma que esta foi uma maneira de demonstrar que “a escola está próxima a eles, que se preocupa com eles e em saber como estão. É uma demonstração do carinho, da atenção, do cuidado, do zelo que temos com os nossos estudantes”.

Educação socioemocional como caminho de mudança

Alunos da E.E. Dep. Rubens Canuto realizam teste SDQ.

As amigas Ane e Ester, alunas do 9º ano da E.E. Dep. Rubens Canuto, participam das aulas de oficina de português lecionadas pelo professor Lucas e são nesses encontros onde a educação socioemocional é repassada aos estudantes. Esse processo, apesar do seu pouco tempo de inclusão à grade curricular, vem trazendo mudanças ao dia a dia das jovens que, por sua vez, já percebem em sua turma atitudes que transformam.

“Na nossa sala tínhamos muitos conflitos com os colegas”, contou Ester. Já Ana afirmou que “um tinha raiva do outro, sem nem conhecer o outro. Criava rivalidade. E, depois que começamos a estudar isso (educação socioemocional) passamos um ajudar ao outro”.

Quanto aos próprios sentimentos, as alunas afirmaram que passaram a compreender melhor suas emoções, conseguindo identificar os problemas presentes em seu cotidiano, entendendo os conflitos que eles causam e sabendo melhor administrá-los.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-06-12-at-10.26.58-768x1024.jpeg
Alunos da E.E. Dep. Rubens Canuto realizam teste SDQ.

Já o diretor da escola, Jandir Gomes, reafirma como o trabalho realizado pela HUG Education tem beneficiado a instituição. “Essa parceria aqui na escola é muito importante, trabalhar as competências socioemocionais dos alunos, visto que a gente percebe que durante o dia a dia os alunos precisam desse apoio emocional. (…) Alguns vem de um histórico um pouco violento, então este projeto tem contribuído para essa redução, para fazer com que eles entendam a importância do bom comportamento na escola”.

*Programa Coração de Estudante

As atividades da HUG Education dentro das Escolas Estaduais do Estado de Alagoas acontecem através do Programa Coração de Estudante, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Governo de Alagoas. O Programa, além de fornecer os materiais e metodologia HUG acerca da educação socioemocional, disponibiliza também o acompanhamento por parte dos assistentes sociais e psicólogos. Para saber mais acesse: Hug Education – life skills education


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *