Clima emocional: A influência das relações no ambiente de trabalho

Por Adelmo Neto – Consultor Pedagógico

No nosso ambiente de trabalho lidamos com diversidades, pessoas e demandas diferentes; onde cabe ressaltar a importância das questões socioemocionais que se relacionam com este ambiente, interferindo na nossa satisfação profissional e pessoal, além de, bem-estar, saúde mental e interações com os envolvidos nas nossas ações diárias.
               A comunicação desenvolvida no ambiente de trabalho de maneira efetiva tem um grande papel a se propor no clima emocional, por outro caminho, toda comunicação está vulnerável à ruídos ou à existência de barreiras, elas são inerentes ao processo (PINTO, 2008). A base comum curricular brasileira propõe que no nosso processo educativo devemos valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhes possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018, p. 11).
               Compreendendo que se é necessário refletir sobre o processo integral enquanto seres humanos e nas circunstâncias estabelecidas para nossas atribuições, devemos nos integralizar enquanto seres, compreendendo nossas diversas interações e suas variantes, sendo uma delas a primordialidade de expressar nossas necessidades pessoais com os sujeitos ao nosso redor. Dentro deste processo, quanto mais diretamente conseguirmos conectar nossos sentimentos a nossas próprias necessidades, mais fácil será para os outros reagirem a estas com compaixão.                                                                    

Marshall B. Rosenberg (2009) apresenta através dos seus estudos direcionados a comunicação, a presença de dificuldades no processo de direcionamento do discurso e o processo violento, a qual ele se instaura (sendo este através do uso de palavras e da ausência da escuta do que se é direcionado na mensagem). Em seus estudos a comunicação não-violenta indica a insuficiência do processo de interlocução do diálogo, como um fator determinante do acolhimento das questões individuais.
               A junção desses fatores formula nosso clima emocional no ambiente de trabalho, quando estabelecido um vínculo emocional com os membros do grupo de trabalho, é possível se criar motivações que correlacionem a autonomia, integridade e interdependência junto as micro competências propostas por autoconsciência, autogestão, consciência social e gerenciamento de relacionamentos, além de, desempenhar a capacidade de criar motivações que se direcionem a ser um contribuinte do grupo. (GOLEMAN,2011).                                                               
               Devemos perceber que a promoção deste ambiente é uma relação ambígua entre o que propomos e como reagimos com as relações da nossa convivência, as necessidades que permeiam o nosso ambiente de trabalho. Estar em um ambiente seguro nos desenvolve confiança, flexibilidade e abertura para sugerir ações que despertem a criatividade e nos forneça a vontade de produzir livremente de forma colaborativa e compreensiva baseados em empatia e compaixão.             

A inserção de uma comunicação efetiva e sem ruídos estabelece a criação de um ambiente de trabalho saudável e aberto um retorno da sua performance com sua comunidade. O processo de construção do ambiente de trabalho eficaz promove o florescimento de aspectos sociais e a facilidade de compreensão empática com os parceiros de trabalho, ressaltando a necessidade de se desenvolver as competências emocionais propostas por Rafael Bisquerra (2015) evidenciadas pela; a consciência emocional, regulação emocional, autonomia emocional, competência social e competências de vida e bem-estar para o fortalecimento da nossa autonomia emocional;.                                    Segundo Quinn (2015), a importância da autonomia socioemocional se desempenha no clima organizacional como uma ferramenta de exploração para identificações de mudanças desejáveis e sustentáveis que se possa realizar.  Assim possibilitando a criação de espaços de diálogos proveitosos e que implícita a abertura do desenvolvimento de espaços de troca e trabalho coletivo.
               Enquanto membros de uma comunidade, devemos nos propor ao rompimento de estigmas que desenvolvam medos relacionados a fracassos, falhas e a dificuldade em superação de barreiras pessoais para se propor a criação de um relacionamento interpessoal e intrapessoal, contribuinte para o alcance de resultados benéficos as nossas atividades e que ofereça uma saúde emocional de qualidade, regulação emocional e uma melhor qualidade de vida dentro do trabalho (HANNECK et al., 2017).

Confira o vídeo e saiba mais sobre o Clima Emocional!

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018.

BISQUERRA, Rafael; PÉREZ-GONZÁLEZ, Juan Carlos; GARCÍA NAVARRO, Esther. Inteligencia emocional en educación. Madrid: Síntesis, 2015.
GOLEMAN, D. Inteligencia emocional: a teoría revolucionaria que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
HANNECK, C. J. – Inteligência emocional. 2017.

QUIN, R. – Competências gerenciais – A abordagem de valores concorrentes na gestão. Campus, Rio de Janeiro, 2015.

ROSENBER, Marshall. B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais / Marshalll B. Rosenberg;[Tradução Mário Vilela] – São Paulo: Ágora, 2006.

PINTO, Júlio. Comunicação organizacional ou comunicação no contexto das organizações. Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, p. 81-89, 2008.


2 thoughts on “Clima emocional: A influência das relações no ambiente de trabalho

  1. Prezada equipe da editora Hug, Espero que estejam bem! Meu nome é Ruth e sou professora de uma turma do 1 ano . Estou escrevendo para compartilhar como as atividades lúdicas, muitas das quais utilizo como os materiais da Editora HUG, tem sido essenciais no desenvolvimento emocional dos meus alunos.

    As crianças tem se beneficiado imensamente ao participar de jogos e dinâmicas que estimulam a criatividade e a expressão emocional. Essas práticas não só tornam o aprendizado da leitura e da escrita mais envolvente, mas também ajudam os alunos a desenvolverem habilidades como empatia , colaboração e autoconfiança.
    Utilizando os livros da Editora HUG, conseguimos Integrar histórias que falam sobre as emoções e relacionamentos, permitindo que as crianças se identifiquem com os personagens e reflitam sobre seus próprios sentimentos. É gratificante ver como elas estão florescendo em um ambiente onde se sentem seguras para compartilhar e explorar suas emoções.

    1. Cara professora, seu feedback é precioso para nós, ficamos felizes em saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de seus alunos e construindo um futuro de paz. Conte com nossa equipe nessa caminhada transformadora que é a Educação Socioemocional.

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