Em parceria com a MasterEdu, o município de N. Sra. das Dores é o primeiro do Estado a cuidar das emoções em sala de aula.
Por Wanessa França – Jornalista

Dialogar sobre as emoções em sala de aula agora é uma realidade na rede pública de ensino de Nossa Senhora das Dores, em Sergipe, o primeiro município do estado a adotar os materiais e a metodologia HUG. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a MasterEdu, empresa de soluções educacionais.
Essa colaboração beneficia 20 instituições da rede municipal de ensino e inclui visitas pedagógicas periódicas às escolas, abrangendo aproximadamente 3 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental II. Com esse objetivo, o projeto promoveu na cidade, no dia 23 de março, um evento de sensibilização para cerca de 300 professores e técnicos da rede de ensino. Na semana de 01 a 05 de abril, consultores pedagógicos da HUG Education ministraram cursos de formação inicial para os professores da rede, além de realizar aulas inaugurais com o propósito de entregar o material pedagógico e apresentar a metodologia da HUG aos alunos.

A coordenadora pedagógica, Jailde Menezes, relata que “para nossos alunos é de grande importância, de grande valia. Trabalhar a educação socioemocional das crianças do povoado, que são mais carentes, é essencial”. A profissional atua na E.M. Joel Nascimento, escola situada na Zona Rural do município de Nossa Senhora das Dores. “Então, é gratificante! Esse trabalho, esse novo programa, não tenho nem palavras para descrever tamanha felicidade em ver os alunos recebendo esses livros”, continuou Jailde.
Durante as aulas inaugurais, os alunos tiveram seus primeiros contatos com os materiais da HUG, demonstrando curiosidade e interesse pelo conteúdo dos livros e interagindo com os consultores. “A importância de prepararmos nossos alunos para a vida, para entenderem que temos batalhas, mas também vitórias (…) sou muito adepta da questão socioemocional e pretendo trabalhar junto com eles para fazê-los entender que são pessoas importantes”, relata a diretora da E.M. Maria da Glória, Lenilde Oliveira Lima.

O conteúdo sobre educação socioemocional será incluído nas aulas que são ministradas pelos professores da rede que participaram dos cursos de formação inicial aplicados pelos consultores pedagógicos da HUG.