Vivências em Educação Socioemocional propõe fortalecer a consciência e a regulação emocional, além da autonomia e do protagonismo dos profissionais da educação.
Por Wanessa França – Jornalista
Pensando no desenvolvimento dos educadores da rede municipal de Igarapé, em Minas Gerais, a Hug Education iniciou nesta sexta-feira (11) as oficinas em Educação Socioemocional. Essas vivências acontecem durante três semanas, distribuídas entre os meses de julho a setembro, e propõem o fortalecimento da consciência e da regulação emocional, além da autonomia e do protagonismo dos profissionais da educação.
Para a Secretária Municipal de Educação, Sandra Prado, “Essa formação, para nós é de suma importância, porque vem no viés de valorização do nosso docente. É um acolhimento, é a gente dar para eles condições de se enxergarem, de se entenderem e de promover em cada dia mais o trabalho deles com acolhimento, com valorização das próprias potencialidades de cada um deles.”

Sendo um processo contínuo e permanente, a Educação Socioemocional é um elemento essencial ao desenvolvimento do indivíduo e da sociedade como um todo, capaz de auxiliar na superação de desafios, prevenir a ansiedade e depressão, promover o trabalho em equipe, encorajar o convívio com as diferenças, diminuir o índice de violência, dentre outros. Pensando nisso, a Hug Education busca familiarizar os educadores acerca da Educação Socioemocional e de sua relevância nas práticas dentro e fora da sala de aula.
A professora Adriana Freitas relatou que estava muito feliz em participar do momento formativo e afirmou “ouvir falar [sobre Educação Socioemocional] é uma coisa, mas estar presente participando me trouxe um novo olhar para as emoções e que eu posso trabalhar de forma maravilhosa com as crianças e com os estudantes que eu atendo.”
Entre o clima frio do inverno mineiro e seu sotaque característico, o Consultor Pedagógico, Pedro Barros, principal responsável pelo acompanhamento das oficinas, relata ter recebido respostas positivas por parte dos educadores sobre as formações e que eles expressam a necessidade de levar o conhecimento socioemocional aos seus alunos. “Os educadores demonstraram que aprenderam bastante e que levarão as práticas aprendidas para o seu dia a dia”, complementou o Consultor.
Além disso, as vivências em Educação Socioemocional se realizam em um espaço verde, onde os educadores encontram-se em contato constante com a natureza, uma oportunidade de se reconectar e regular as emoções.









