Maio Furta-Cor: Campanha faz alerta sobre saúde mental e emocional das mães

Neste artigo, a psicóloga e consultora pedagógica, Yasmin Caldas, relata sobre a importância do tema, além de trazer reflexões.

Por Yasmin Caldas – Psicóloga e Consultora Pedagógica

Ao olhar no calendário e ver o mês de maio se iniciando é automático que a gente cheque em qual data cai o segundo domingo, data em que se comemora em todo o mundo o Dia das Mães. Foi baseado nesse entendimento, de que maio é o mês das mães, que a Campanha do Maio Furta-cor nasceu!

Ainda em 2021, duas profissionais da saúde mental, Patrícia Piper – psiquiatra perinatal – e Nicole Cristino – psicóloga clínica e perinatal -, percebendo o auto índice de adoecimento materno decidiram se unir em prol da causa, engajando nas redes sociais, mobilizando o poder público e trazendo para a nossa realidade a ideia de que é preciso cuidar da saúde emocional e mental das mães.

Agora, deixa eu te explicar o porquê do Furta-cor. A campanha poderia ter escolhido muitas cores, mas essa foi a campeã porque, tal como a maternidade, o furta-cor é aquela tonalidade que vai mudando à medida que a luz se encontra com ela. Me diga, se isso não reflete bem os desafios, as delícias e os dilemas que é ser mãe?

Ser responsável por seu filho é vibrar a cada pequena-grande conquista, é se emocionar com os primeiros sorrisos e palavras, sofrer ao ver o filho doente e se culpar pelas coisas que fogem ao seu controle, ter medo de ver sua criança ser machucada e ao mesmo tempo, se sentir só ao perceber a gigantesca responsabilidade que possui, triste ao notar que tem pouco tempo para si e como as coisas mudaram desde que a maternidade chegou.

A parentalidade transforma! Faz sentir diversas emoções – tanto agradáveis, quanto desagradáveis -, foi pensando em tudo isso, no mês do Dia das Mães, na importância de falar sobre todos os lados da maternidade, nas diferentes situações e circunstâncias que todas as mães vivem, que se instituiu o maio Furta-cor – um mês dedicado a conscientização da saúde mental materna.

Agora que você já conhece a data, a importância da campanha e o significado dela, vamos colocar uma atividade em prática por aí também? Assim, você pode ser como eu, mais um agente que divulga um tema tão necessário!

A reflexão que eu quero propor é simples – mantenha seus olhos fechados e preste atenção a frase que eu destacar abaixo:

“CUIDAR DE MIM É CUIDAR DO OUTRO E CUIDAR DO OUTRO É CUIDAR DE MIM”

Você já havia pensado sobre isso? O trabalho de uma mãe é cuidar! Mas, como todo trabalho esse também pode ser exaustivo, estressante e gerador de sobrecarga. Da mesma forma que um filho, um parceiro ou parceira, um bichinho de estimação ou uma plantinha, a mãe também precisa de cuidados, de atenção, de descanso.

Então, fica a reflexão – Mãe, quer cuidar do seu filho? Cuide de si. Filhos, cuidar de quem cuida é a confirmação do amor! Perceba sua mãe, as emoções que ela sente estando ao seu lado, e como você fica ao vê-la sentir-se feliz, tranquila e confortável ao seu lado. É bom? Então vamos buscar mais atitudes que tragam essas emoções para elas.

Por mais atos de solidariedade, alegria, empatia e… amor! Viva o maio furta-cor.

Um big HUG para todos vocês.

Fonte: https://www.maiofurtacor.com.br/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *