Dia dos Povos Indígenas: Comunidade Wassu Cocal promove jogos internos e evidencia a educação socioemocional nas escolas  

Evento conta com 4 instituições indígenas estaduais e cerca de 600 estudantes  

Por Wanessa França – Jornalista

Nesta sexta-feira (19), consultores pedagógicos da Hug Education estiveram no munícipio de Joaquim Gomes, interior de Alagoas, para prestigiar a segunda edição dos jogos internos das Escolas Indígenas Estaduais da Aldeia Wassu Cocal. O evento também marcou a comemoração do dia dos povos indígenas, data que evidencia a grandeza da cultura e tradições dos povos originários brasileiros.  

Vestidos com adereços e marcados com pinturas características da comunidade Wassu Cocal, os estudantes participaram de esportes e brincadeiras envolvendo objetos como o maracá, a tora, a lança, além do cabo de guerra; para os alunos mais velhos, a luta e o tiro com arco e flexa também entraram na programação. Segundo Eleuza Juvita, diretora da Escola Indígena Estadual José Máximo de Oliveira, 150 alunos fizeram parte da delegação desportiva, além disso, o evento contou com a participação de quatro escolas, contabilizando – aproximadamente – seiscentos estudantes.  

“O evento não retrata apenas competição e vai além da prática pedagógica. Ele fortalece a nossa cultura, a nossa identidade. É um momento ímpar para a gente porque traz o reconhecimento (…) e, dessa forma, incentiva a divulgação da nossa cultura, da nossa existência; vai fortalecer essa conversa com a sociedade, essa busca por igualdade social.” relata Eleuza.  

Educação socioemocional  

As escolas estaduais que fazem parte da comunidade indígena Wassu Cocal, através do Programa Coração de Estudante, uma iniciativa do Governo de Alagoas, implementaram neste ano a prática da educação socioemocional, utilizando para isso a metodologia e material pedagógico da Hug Education. Por meio de recursos lúdicos, os alunos passam a ter contato com questões voltadas ao desenvolvimento da consciência emocional, além de serem incentivados a promover a cultura de paz.  

A professora e aplicadora da metodologia Hug Education, Cleide Máximo, conta como a implementação do programa tem trazido resultados positivos aos alunos da rede “a cada aula eles ficam na expectativa, especialmente, para completar o painel das emoções, para vivenciar o momento da preparação, para o diálogo dentro das temáticas abordadas.”  

Sobre a contribuição da educação socioemocional para a cultura da comunidade, a professora também afirma que muitas conquistas ainda devem ser feitas e que isso se realizará através da formação de cidadãos capazes de se comunicar com o mundo, aceitar os desafios e levar adiante sua cultura.  


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