A Educação Socioemocional tem se destacado como um fator crucial no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, e pesquisas internacionais, como a conduzida pela UNESCO em 14 países da América Latina, evidenciam seus impactos significativos.
Resultados da Pesquisa UNESCO:
Dirigida pelo sociólogo Juan Casassus, a pesquisa envolveu 54 mil alunos e concluiu que a Educação Emocional é a variável mais importante para potencializar o aprendizado. Os resultados foram impressionantes:
- Um aumento de 36% no desempenho em Linguagem.
- Um crescimento notável de 46% em Matemática.
Esses números destacam a relevância da abordagem socioemocional para o progresso acadêmico.
Clima Emocional Positivo:
Richard D. Roberts, renomado especialista em avaliação e educação emocional, destaca que um clima emocional positivo na escola tem impactos que vão além das notas. A probabilidade de envolvimento com o crime é significativamente reduzida, o desempenho escolar melhora e as taxas de evasão diminuem.
Prevenção, Redução e Melhoria:
A educação socioemocional atua como uma ferramenta preventiva, reduzindo a probabilidade de envolvimento dos estudantes com o crime. Além disso, contribui para a melhoria do desempenho escolar e a redução das taxas de evasão, criando um ambiente propício para o desenvolvimento saudável e produtivo dos jovens.
Clima Emocional Favorável e Sucesso Escolar:
Mark Greenberg, psicólogo e professor de desenvolvimento humano, ressalta que o sucesso escolar é construído a partir do desenvolvimento de um clima emocional favorável na escola. A promoção de cooperação e relacionamentos amigáveis contribui diretamente para o progresso acadêmico do aluno.
Em suma, investir na Educação Socioemocional não apenas eleva o desempenho acadêmico, mas também molda cidadãos saudáveis, produtivos e criativos, contribuindo para um futuro mais promissor.